Lula e Delcídio viram reús por obstrução à justiça

Campo Grande(MS) – A decisão é do Juiz Ricardo Leite da 12ª Vara da Justiça Federal de  federal em Brasília, anunciada na tarde desta sexta feira(29/07) que aceitou decisão do Ministério Público, que  transformou em réus, o  ex presidente Lula(P) e o ex  senador cassado do  Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral, sem partido.  Eles foram acusados de promover obstrução á Justiça. E ainda acusados de comprar o silencio do ex diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, preso na operação Lava Jato.

Na decisão o Juiz Federal Ricardo Leite também negou recursos dos advogados de Lula             que pediram para apresentar defesa Prévia, antes da definição sobre o acolhimento da denuncia, o juiz ainda levantou o sigilo do processo, avaliando que existe interesse mediático no caso. Pois os dois são figuras políticas com projeção Nacional.

 

Além de Lula e Delcídio mais pessoas viraram réus no mesmo processo, o pecuarista, José Carlos Bumlai, o filho dele,  Maurício Bumlai, o banqueiro José Santos Esteves, além do ex assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodrigues e de Edson Siqueira Ribeiro Filho, que atuou na defesa de Cerveró. A suspeita é que o grupo evitasse que Cerveró fizesse a delação premiada. Amaral foi preso no fim do ano passado quando flagrado oferecendo dinheiro ao filho de Cerveró, e afirmou plano de fuga para que o investigado saísse do Brasil. Amaral fez delação premiada e assim que deixou a cadeia foi cassado pelos pares no senado da república. O caso saiu do STF e seguiu para a justiça comum, em novo depoimento Amaral disse que agiu a mando do presidente Lula. Os Advogados de Amaral ainda não receberam comunicação oficial da Justiça. O mesmo informam  os advogados do ex presidente Lula e negam que o ex presidente tentou prejudicar a investigação. 

Da redação 

Foto Divulgação.