Mais de 80 postos atendem a comunidade na vacinação contra gripe.

Campo Grande(MS) – São 83 postos de vacinação contra o H1N1 e Influenza B que coordenam a partir deste  sábado (30/04), a mega operação chamada de,  Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 12 de maio.

Exclusivamente sábado além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), também haverá imunização em shoppings e supermercados. Terão direito à vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de até 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta é imunizar  80% desse público-alvo. Pessoas que não se encaixam nos grupos de risco podem procurar a vacina na rede privada de saúde, com preços a partir de R$ 70. Além da Capital, a campanha será realizada em todo Estado, onde 667.922 pessoas precisam ser vacinadas. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Em Mato Grosso do Sul, cinco pessoas morreram pelo subtipo A H1N1 da doença. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Além de buscar a vacina, a orientação é para a população também se prevenir com medidas de higiene. Lavar as mãos sempre depois de passar por locais com aglomeração de pessoas, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, lavar as mão frequentemente e usar  álcool gel nas mãos. Em casos mais graves, é recomendado a utilização de máscara para diminuir o risco da transmissão por via respiratória.

 

 Da redação