Planos de saúde farão exames para detectar Zika a partir desta quarta

Campo Grande (MS)– A partir desta quarta-feira (6), os planos de saúde vão ser obrigados a cobrir três exames para detectar o vírus Zika: o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o Zika em algum momento da vida.

Terão direito aos exames as grávidas, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, e os recém-nascidos com malformação congênita com suspeitas de infecção pelo Zika.

De acordo com a ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a escolha desses grupos levou em conta o risco de os bebês nascerem com microcefalia por causa da infecção da grávida pelo vírus durante a gestação.

A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança. Normalmente, a ANS revê o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde a cada dois anos.

A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Mas, segundo a agência reguladora, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma urgente, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela OMS, a Organização Mundial da Saúde.

 


Os planos de saúde tiveram um prazo de 30 dias para se adequarem à nova regra.