Polícia Civil, Iagro e Ministério da Agricultura recolhem cerca de 3 toneladas de produtos impróprios em MS

Campo Grande (MS)-  Cerca de três toneladas de mercadorias impróprias para o consumo foram recolhidas de supermercados e abatedouros clandestinos do interior de Mato Grosso do Sul. A ação, em defesa do consumidor, foi realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) em conjunto com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios de Jardim, Bonito, Guia Lopes da Laguna e Sidrolândia, locais que foram fiscalizados.

O trabalho da força-tarefa ocorreu entre os dias 16 e 20 de fevereiro para prevenção e repressão à comercialização de produtos em desacordo com a legislação sanitária.

Conforme a Polícia Civil, além da ação de natureza fiscalizatória, a força tarefa também teve objetivo educativo, no sentido de proceder à orientação dos responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados quanto à manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios, dando cumprimento às normas sanitárias vigentes, prevenindo prejuízos à saúde do consumidor.

As quase três toneladas de produtos de origem animal, vegetal e perecíveis em geral que foram recolhidas apresentaram diversas irregularidades. Entre elas, o armazenamento inadequado, prazos de validade expirados e temperatura de mercadorias em desconformidade com as normas sanitárias.

Ainda conforme a Polícia Civil, as ações desenvolvidas pela força-tarefa fazem parte de uma série fiscalizações que foram programadas pelos órgãos envolvidos e que continuarão em diversos municípios do interior do Estado. Notícias MS