Projeto de Junior Mochi cria Cadastro de alunos superdotados

Campo Grande (MS)- O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), apresentou Projeto de Lei que cria o cadastro estadual de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculadas na educação básica. O objetivo da proposta é permitir a identificação dos alunos com essas habilidades de forma precoce, para que possam ser atendidos, acompanhados e estimulados.

Segundo o projeto a identificação desses alunos deve ser feita com base nos parâmetros do Cadastro Nacional e com base nas Leis federais que já regem a matéria. Mochi propõe ainda que o Estado, por meio de políticas públicas adequadas, fique responsável pelo atendimento inclusive das famílias desses alunos. “Por falta de um cadastro e de profissionais treinados para identificar esses alunos, crianças e jovens terminam prejudicados, muitas vezes tratados como déficit de atenção ou distúrbio de comportamento”.

“Essas crianças desafiam as escolas e correm o risco, sem um atendimento adequado, de serem colocadas à margem. Cabe ao Estado criar os mecanismos para atendê-las de forma adequada, e o primeiro passo é a criação do cadastro”, afirmou ele. O projeto está iniciando agora a sua tramitação da Assembleia, passando primeiro pelas comissões especializadas, antes de chegar ao plenário para a deliberação dos parlamentares. Com informações da Assessoria