Taxa de iluminação pública está suspensa a partir de hoje na Capital

Campo Grande (MS)- A taxa de iluminação pública, a chamada Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), está suspensa em Campo Grande pelos próximos seis meses. A medida decorre da publicação da Lei complementar número 285, na edição desta segunda-feira (25) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O projeto chegou a ser vetado pelo prefeito,Alcides Bernal (PP). Mas o veto foi derrubado pela Câmara Municipal, sendo sua promulgação assinada hoje pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB).

No texto, consta que o saldo referente à arrecadação deve ser destinado a reparos e projetos de modernização tanto na rede já existente quanto na expansão da iluminação da cidade. Segundo o autor do projeto, Edil Albuquerque (PTB), esse valor pode chegar a R$ 53 milhões acumulados em caixa pela Prefeitura. 

 

A Prefeitura afirmou em nota que até sexta-feira (29) a Procuradoria-Geral do Município vai entrar com uma Adin (Ação de Inconstitucionalidade). De acordo com o procurador-geral, Denir Nantes, a atitude foi tomada pela Câmara sem um estudo prévio de impacto financeiro, o que pode interromper os serviços de manutenção e ampliação da rede.