UFGD, CCZ e Exército fazem combate ao mosquito Aedes aegypti

Campo Grande (MS)- Nesta segunda e terça-feira, equipes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Dourados e da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada fizeram trabalho de identificação e eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti, na Unidade II da UFGD.

A atividade é de enfrentamento contra o mosquito em um local de grande concentração de pessoas, com aproximadamente 7 mil alunos que retornaram as aulas nesta segunda-feira (25). “Estamos todos juntos contra o inseto. É uma guerra para evitar a transmissão da dengue, da zika e da chikungunya”, afirmou a coordenadora do CCZ, bióloga Rosana Alexandre da Silva.

 

Pela manhã fizeram rondas pelo campus e colocaram larvicida em locais com água parada. A ação é de orientação e tratamento dos focos. O agente de endemias do CCZ, Deassis Corredatu explica que mesmo acabando com as larvas é preciso também lavar as paredes dos recipientes ou de qualquer local para então retirar e destruir os ovos, caso contrário, na próxima chuva, os ovos vão eclodir e proliferar o mosquito. Água sanitária deve ser aplicada semanalmente para matar as larvas em lugares que realmente precisem ficar com água parada.