Universitários do Quebra Coco e Aldeia estão sem transporte em Sidrolândia.

Campo Grande(MS) – Desde  sexta-feira(28/10) está  suspenso  o transporte de 30 universitários do  distrito Quebra Coco e na Aldeia Córrego do Meio até a Praça Porfirio de Brito, de onde embarcam para as faculdades em Campo Grande e Maracaju. As linhas eram atendidas com um ônibus da frota própria do transporte escolar da Prefeitura, os amarelinhos. E está mantido o  serviço para os 40 alunos dos assentamentos que são atendidos por empresa terceirizada.

“O serviço foi interrompido de uma hora para outra. Sem aviso prévio”, reclama o cacique da Aldeia Córrego do Meio, Genivaldo Campos, que é estudante de geografia do campus de Campo Grande da Universidade Estadual. Segundo ele só na aldeia são 15 alunos que dependem do transporte para chegar à cidade.  No Distrito Quebra Coco, 15 acadêmicos usavam o transporte oferecido pela Prefeitura. “Enfrento dificuldades para pagar a mensalidade de R$ 245,00 a escola o curso, não tem como pagar pelo ônibus”, avalia Elisangela Lima, que faz o curso de técnico em enfermagem oferecido pela Escola Paulo Freire em Sidrolândia. Daiane Bonfá faz o 8° semestre do curso de administração na Uniderp e sem a subvenção da Prefeitura, não tem como pagar R$ 250,00 por mês para viajar até Campo Grande.

A decisão da Prefeitura de suspender os repasses do transporte universitário, o que levaria a interrupção do serviço em novembro e dezembro, não teve um anúncio antecipado. Segundo o estudante Lucas Ramos Costa, na quinta-feira passada, a coordenadora do transporte, Lorena Vasques, fixou nos ônibus o comunicado (sem nenhuma assinatura) sobre a suspensão das subvenções.  Os  vereadores da base do Governo na Câmara, reclamaram da forma como a medida foi adotada. “Se por três anos e 10 meses, o transporte foi pago, não tem sentido cortar o benefício a dois meses de terminar o governo”, criticou o vereador Cid Pinheiro. Ele deixou claro que nenhum vereador foi informado da decisão. O prefeito Ari Basso(PSDB) não se pronunciou ainda sobre a medida. Com informações do Região News.

Da redação

Foto. Marco Thomé;