Venda de refrigerante pode ser proibida nas escolas de MS

Campo Grande (MS)- Durante sessão na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28), o deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB), apresentou projeto de lei que visa proibir a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica de Mato Grosso do Sul, além da restrição deverá ser realizada divulgação sobre os malefícios dessas bebidas.

Foi anunciado na última semana pela Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil, que em agosto será suspensa a distribuição de refrigerantes às cantinas de escolas no país. Diante disso o autor do projeto de lei, destaca que essa era uma preocupação antiga do parlamentar, devido ao nulo conteúdo nutricional da bebida, além de ser prejudicial pela quantia exorbitante de açúcar, sendo que uma lata de 355ml de refrigerante, contém 36 gramas de açúcar, o equivalente a 6 colheres de chá, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são 25 gramas diário.

“Se o próprio fabricante entende que a venda de seus produtos em ambiente escolar não é recomendável e pede a ajuda da sociedade para divulgar, é claro que temos que tomar atitude mais rígida em relação à isso, afinal é a saúde das nossas crianças e adolescentes que está envolvida. A OMS divulgou números que são preocupantes, 33,5% das crianças do país têm sobrepeso e 14,3% estão obesas”, explica Marcio Fernandes.

Referente à atitude das distribuidoras de bebidas, essa política valerá para as cantinas que compram diretamente dos fabricantes e de seus distribuidores, mas segundo o deputado, a importância do projeto de lei, é de vedar qualquer tentativa da cantina vender refrigerantes adquiridos de outros distribuidores, como os supermercados, por exemplo.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 53% dos alunos de escolas particulares e 20% dos de escolas públicas, costumam comprar refrigerantes nas cantinas. Com informações da assessoria de imprensa do deputado Márcio Fernandes