Entidade apresenta em MS dossiê sobre uso de agrotóxicos no país

Campo Grande (MS)- Para alertar a população sobre os riscos do uso de agrotóxicos para a segurança alimentar, saúde, meio ambiente e sustentabilidade, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), apresenta na quinta-feira (3), às 14h (de MS), no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campo Grande, um dossiê sobre o assunto.

Chamado de “Alerta sobre impactos dos agrotóxicos na saúde”, o trabalho tem, conforme a entidade, o objetivo de fomentar com base em estudos científicos a discussão sobre os riscos do uso destes produtos e da necessidade de políticas de proteção da saúde humana e dos ecossistemas.

O documento é dividido em quatro partes com 21 subtemas. A primeira parte tem foco na segurança alimentar; a segunda aborda saúde, ambiente e sustentabilidade, a terceira fala de ciência e ecologia e a última apresenta uma atualização dos temas debatidos até 2014. O dossiê está disponível para ser baixado gratuitamente no site da Abrasco.

O dia 3 de dezembro foi escolhido para a apresentação do dossiê em Mato Grosso do Sul porque é o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos. A data lembra a tragédia ocorrida em 1984 em Bhopal, na Índia, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas.

 

O evento é uma realização do Comitê MS Contra os Agrotóxicos, com apoio da Comissão de Combate aos Impactos de Agrotóxicos em Mato Grosso do Sul, do Ministério Público Federal (MPF) e do MPT. Portal G1/MS