Mulheres podem agendar exames do colo do útero na carreta do Hospital de Câncer

Campo Grande (MS)- Mulheres de 36 bairros da região da UBS Dr. Antônio Pereira (Tiradentes) poderão agendar exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos que está instalada na unidade básica de saúde. Os exames começaram na segunda-feira (6), e segue até o fim do mês, em  comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau).

Serão realizados 133 exames por dia, sendo 58 mamografias e 75 Papanicolau. Os agentes comunitários de saúde estão orientados a procederem os agendamentos, mas as mulheres que procurarem espontaneamente a unidade, também poderão agendar.

A mamografia é recomendada para todas as mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado.

Já o Papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos. Os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente. Caso os resultados sejam negativos, os demais podem ser feitos a cada três anos, se os resultados estiverem normais. Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 100%.

Os profissionais da UBS Tiradentes e os da unidade móvel estão empenhados para atender todas as mulheres que procurarem a unidade. Já as moradoras de outros bairros da cidade devem aguardar para realizar os exames quando a carreta estiver numa unidade básica de saúde mais próxima.

Serviço

 
Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Pereira – UBS Tiradentes

Endereço: Avenida José Nogueira Vieira – s/n – Tiradentes

Horário de Atendimento: 07 às 11h e das 13 às 17h