Tropa na fronteira é férias para bandidos; Brasil cobra tratado de comércio de armas com países fronteiriços.

Campo Grande(MS) – Combater o crime na fronteira do Brasil para barrar entrada  de armas, drogas, produtos contrabandeados a  partir da governança regional do Bloco do Cone Sul (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) foi tema de documento que selou a reunião interministerial  em Brasília (DF) na quarta-feira.  Com a presença do presidente Michel Temer, sentaram-se à mesa responsáveis por órgãos diplomáticos e de segurança pública dos seis países e ainda dos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que foi representado pela vice-governadora, Rose Modesto. Raul Jungaman, Ministro da Defesa, destaca que o Brasil cuida bem da fronteira.

Para Raul o encontro foi marcado por convergência e pode gerar combate aos crimes. Ele  anuncia medidas de cooperação através do Mercosul.Para vigilância da área de fronteira o Brasil estuda uso de satélite Israelense de forma compartilhada, com resolução de até 50 centímetros…

 

Para o Ministro da Defesa Tropas e soldados na fronteira não resolve, porque não é medida permanente. Jungman lembrou que todos os países que fazem fronteira com o Brasil assinaram tratado sobre a produção e comércio de  armas. O ministro da Defesa Teme que as armas usadas pela ASFAR  na Colômbia sejam destinadas a organizações criminosas do Rio de Janeiro.  E por fim Raul Jungmam reafirmou a necessidade da criação de um grupo entre os países para organizar a aplicar as medidas que possam inibir comércio de armas e drogas na fronteira. As declarações do Minisrtro da Defesa, fora feitas a Rádio cbn;

 

Da Redação

Foto. Arquivo.