Agetran inicia Maio Amarelo reforçando importância de não beber antes de dirigir

Campo Grande (MS)– Na abertura da programação do Maio Amarelo, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promoveu nesta terça-feira (2) duas palestras e uma blitz educativa na Avenida Gury Marques. A ação buscou conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigirem sob o efeito de álcool. Para isso, foram distribuídos copos de água aos motoristas.

Com o mote “a bebida mais saudável para matar a sede antes de dirigir”, os participantes informaram aos motoristas os riscos da direção sob o efeito de álcool. O alcoolismo dos condutores foi responsável por 3,8% dos acidentes de trânsito com mortes registradas em 2016. Com 33,8%, o excesso de velocidades e condutores sem habilitação (15%) são os fatores líderes do ranking dos acidentes de trânsito onde houve vítimas fatais.

Na blitz realizada nesta terça-feira, os condutores também receberam uma fita amarela para prenderem junto ao retrovisor, como símbolo do engajamento na campanha que visa reduzir a violência no trânsito.

A receptividade foi a melhor possível, pelo menos, durante o período em que o trabalho educativo foi realizado. “Bebida e álcool definitivamente não combinam”, comenta o caminhoneiro aposentado Angelo de Souza Filho, que considerou positiva a iniciativa.

Segundo a diretora de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, o objetivo também é conscientizar as pessoas a não aceitarem carona de motoristas embriagados.

Ao longo deste mês estão previstas uma série de eventos, organizados pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito. O GGT foi criado em 2010, sendo integrado por representantes de secretarias municipais e estaduais, além de órgão das áreas de segurança, Corpo Bombeiros e instituições da sociedade.

 

O lançamento oficial do Maio Amarelo será na próxima quinta-feira (4), às 9h30, com a presença do prefeito Marquinhos Trad,  em frente ao Paço Municipal. PMCG