Blairo Maggi diz que exportação de carne para os EUA pode ser retomada em até 60 dias

Campo Grande (MS)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse na segunda-feira (17) em Washington depois de se reunir com o secretário a Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Purdue. que a exportação de carne in natura para país pode ser retomada em 30, 60 dias.

O ministro viajou ao país para discutir com as autoridades norte-americanas a retomada de exportações da carne brasileira, suspensa desde o fim de junho. Segundo Blairo Maggi, é preciso aguardar “posições técnicas”, uma vez que mudanças no padrão de produção da carne exportada aos Estados Unidos já foram implementadas pelos frigoríficos brasileiros e apresentadas aos técnicos norte-americanos.

 

Os Estados Unidos anunciaram no último dia 22 de junho que iriam suspender a importação de carne brasileira por questões fitossanitárias. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o motivo seria a maneira como a vacina contra a febre aftosa é aplicada no Brasil, que poderia deixar abscessos em pedaços grandes de carne, especialmente na parte dianteira do animal. Agência Brasil