China reabilita planta exportadora de carne de frango em Dourados

Campo Grande (MS)- Autoridades sanitárias chinesas reabilitaram três plantas exportadoras de carne de frango no Brasil. Uma delas fica em Dourados, enquanto as demais estão localizadas em São Paulo e no Paraná. Suspensão das unidades havia ocorrido antes dos impactos da Operação Carne Fraca.

Unidade reabilitada em Dourados é da empresa BRF. Também foram reabilitadas a Seara em Amparo (SP) e a Copacol em Cafelândia (PR).

Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), reabilitação foi feita pela Administração Geral de Quarentena, Inspeção e Supervisão da Qualidade da República Popular da China (AQSIQ).

Efetivação dos embarques aguarda agora a conclusão das tramitações oficiais pelos governos do Brasil e da China.

“A reabilitação destas unidades frigoríficas é um gesto de grande confiança das autoridades chinesas no sistema produtivo brasileiro. Sob a liderança do ministro Blairo Maggi, o setor de proteína animal brasileiro tem trabalhado fortemente para recuperar a credibilidade internacional, após as consequências da divulgação do Carne Fraca. Estas reabilitações são amostras dos avanços conquistados”, disse Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

A mesma unidade da BRF em Dourados está habilitada para abate Halal, que funciona para o envio de carne para países árabes.

A empresa mantém cerca de 1,7 mil funcionários e o salário médio pago pela BRF na cidade é de R$ 1.030,00, conforme levantamento do Monitor: A indústria do frango no Brasil.

 

Além disso, a China vem sendo o maior comprador de Mato Grosso do Sul, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. E dezembro de 2016, por exemplo, o volume de negócios foi de US$ 56.945.076 (22,96% do total). Correio do Estado