Frigorífico JBS suspende produção de carne por três dias em 33 unidades

Campo Grande (MS)- A empresa JBS, que é maior na produção de proteína animal do mundo, anunciou que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que mantêm no país. Para a próxima semana, a empresa promete operar todas as unidades, mas somente com 35% da capacidade total.

Em nota, a empresa, que é dona da Friboi, disse que essas medidas são para ajustar a produção até que se defina sobre a situação dos embargos impostos pelos países que compram a carne brasileira.

Pelo menos 11 países suspenderam temporariamente a importação da carne do Brasil. Entre eles, a China, o México, Chile e Hong Kong. Já a União Europeia e outros três países só suspenderam a importação dos entalecimentos investigados pela polícia.

A crise na exportação da carne foi desencadeada após a operação da Polícia Federal. A investigação apura a venda de carne adulterada.

Ficais do Ministério da Agricultura são acusados de receber propina para liberar carnes em condições impróprias para o consumo. Ao todo, 21 estabelecimentos de quatro grupos econômicos estão sendo investigados.

 

A JBS, que agora opera com capacidade reduzida, emprega 125 mil pessoas em todo o país. Agência Brasil