Incêndios em estradas e florestas acontecem de maio a Novembro.

Campo Grande(MS) – A 5ª Campanha de Combate a Incêndios nas florestas  é uma iniciativa da Reflore MS – Associação  Sul Mato Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Nasegunda feira(05;06), integrantes da Reflore promoveram panfletagem pelas estradas, informando as formas de se prevenir incêndios nas Florestas e orientando sobre os prejuízos que o sinistro causa a sociedade e ao meio ambiente.

O Diretor Executivo  da Reflore MS, Dito Mário, destaca que é preciso difundir uma nova cultura em Mato Grosso do Sul sobre incêndios em área rural Além da panfletagem, a campanha conta com a exposição de vários outdoors informativos pelas  estradas e ainda palestras educativas na escolas estaduais e urbanas. Principalmente em regiões onde existem florestas Plantadas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. IBAMA em 2015 foram  registrados, 5 mil e  300 novos focos de incêndios no Estado e em 2016, 6 mil 967, aumento de  mais de 30 por cento  de um ano para outro. A ideia é transformar Mato Grosso do Sul como referência no combate as medidas contra incêndios no Centro Oeste.

 

Informações da Reflore de 2016   revelam que as maiores ocorrências aconteceram entre as empresas associadas nas regiões de Três Lagoas, Nova Andradina, Paranaíba,  Santa Rita do Pardo. O fogo consumiu 1 mil 134  hectares  de floresta ou o equivalente 1.580 campus de futebol como do Estádio Morenão. Em caso de incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Ouça a reportagem da Rádiowebms.