OUÇA: Capital lidera ranking entre adolescentes que já experimentaram cigarro

Campo Grande (MS)- Quase dois milhões de adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos já consumiram, ao menos uma vez, produtos derivados do tabaco, o que equivale a 18,5% da população nessa faixa etária em todo o país. Os números são do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA).

Apesar do número ainda ser elevado, a diretora de Promoção à Saúde do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho, diz que os dados apontam uma tendência de queda.

(sonora)

De acordo com o estudo, Campo Grande é a capital brasileira com maior índice de adolescentes que já tiveram pelo menos uma experiência com cigarro – 26,8%. Depois vêm Porto Alegre (26,5%), Florianópolis (25%) e Curitiba (23%). O estudo mostrou também que, independente do sexo, as prevalências foram maiores em adolescentes que não moravam com os dois pais e que referiram ter tido contato com fumante em casa ou fora.

Para Maria de Fátima Marinho, adolescentes que são filhos de fumantes tendem a fumar mais por estarem mais expostos ao tabaco.

(sonora)

Foram ouvidos durante o estudo, 74.500adolescentes de 1.251 escolas públicas e privadas em 124 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais.

Quem quiser parar de fumar deve ligar para o Disque Saúde e receber informações sobre o tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS. O telefone do Disque Saúde é 136. Repetindo, 136.