OUÇA: Depressão atinge mais desempregados, diz pesquisa

Campo Grande (MS)- Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que, em 2013, um em cada dez dos brasileiros com 18 anos ou mais que estavam fora do mercado de trabalho sofriam de algum tipo de depressão, ou seja, 10,2%  de um total de 61,8 milhões de pessoas que não trabalhavam, nem procuravam emprego.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2015 – Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho.  Quando se analisa os brasileiros em idade ativa que embora desempregados mas procurando trabalho em 2013, o percentual cai para 7,5%.  Já entre as pessoas fora do mercado de trabalho que não trabalhavam, nem procuravam emprego, o total passa a 7,6%, o equivalente a 11,2 milhões. O percentual menor de trabalhadores com depressão foi verificado entre a população ocupada: 6,2%.

Marcos Estevão, psiquiatra, explica que a perda de um emprego pode trazer um sentimento de tristeza profunda para qualquer pessoa. SONORA 

O especialista detalha que há diferenças entre tristeza e depressão e quando procurar ajuda. SONORA

O levantamento sobre a ocorrência de depressão entre a população em idade ativa abrange o contingente de pessoas com idade acima de 18 anos e indica, ainda, que 12,6% da população fora do mercado tomavam algum tipo de remédio para dormir.

As análises foram feitas em convênio com o Ministério da Saúde.