Pecuaristas se encontram na próxima semana para definir rumos após operação Carne Fraca

Campo Grande (MS)- Cerca de 200 pecuaristas de Mato Grosso do Sul se encontram na próxima segunda-feira (3) para discutir o rumo do setor produtivo no Estado, depois do impacto causado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal com foco nos gigantes do setor de frigoríficos.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, “o gado não pode esperar no pasto”. A afirmação refere-se à preocupação do setor produtivo, que alega ter sido diretamente impactado em todos os elos da cadeia produtiva.

“O produtor precisa ter cautela, considerando a atual situação de retrocesso, no mercado de reposição, por exemplo. Nós temos conta a pagar e o nosso custo é alto, por isso, medidas precisam ser tomadas para que o impacto da ‘Carne Fraca’ seja amenizado”, constata o presidente.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonathan Barbosa, chama atenção para o que pode ser a maior crise vivida pelo setor na história. Além de temerem pelo impacto negativo nos mercados internacional e interno, sob pena de perder a credibilidade quanto à qualidade dos produtos que oferece, caso o frigorífico JBS seja abrigado a fechar as portas “a pecuária em Mato Grosso do Sul quebra”.

De acordo com o presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Rafael Gratão, vincular a imagem do produtor rural, que investe para produzir alimentos, é uma preocupação que só não é maior que os danos conferidos aos consumidores da proteína animal, vencida e mascarada pelos frigoríficos, e à proporção de perdas econômicas que isso poderá gerar para a nação brasileira.

O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, avalia que a imagem do Brasil no estrangeiro vai ser muito afetada pelo resultado das investigações. “O Brasil demorou muito tempo para consolidar sua participação no mercado internacional e hoje é um dos grandes exportadores de carne. Então, com isso, a imagem do país, vai ser muito afetada”, avaliou.

 

O assunto será o tema central do 30º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte. O evento é gratuito para associados ao Sindicato Rural e tem apoio da Embrapa Gado de Corte, Governo de MS e MNP, com patrocínio do Sistema OCB/MS e Sistema Famasul. Campo Grande News