OUÇA: Campanha quer conscientizar mulheres que sofrem abusos no transporte público.

Campo Grande(MS) – Acontece desde segunda feira em Campo Grande, a campanha para alertar sobre abuso sexual dentro dos ônibus do transporte coletivo. Cartazes  com a frase, “O transporte é público, meu corpo não. Abuso sexual é crime” . De acordo com dados, as mulheres correspondem a 65% do total dos passageiros na Capital. Por  causa do excesso de  reclamações das usuárias, a prefeitura   fortalece a  campanha contra o abuso dentro dos coletivos. Uma comerciante  que trabalha há  7 anos no  Terminal Bandeirantes confirma os abusos cometidos inclusive contra crianças.

Além dos trabalhadores dos terminais, motoristas e guardas municipais também participaram da campanha. Carla Stefanini, Subsecretaria de Políticas Públicas para a mulher destaca a importância da lei Maria da Penha. A vítima em caso de violência, a mulher agredida no interior do ônibus  deve fazer a denuncia na hora.  Valério Azambuja,  secretario municipal de Segurança Pública, fortalece a movimentação.

Thais Loschi coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, denuncia que  os abusadores se aproveitam de lotação para a pratica de  atos libidinosos e de abusos contras as mulheres.

Participam da campanha Secretaria municipal de Segurança e Defesa  Social,  Consórcio Guaicurus,  Serviço Social e Serviço Nacional de aprendizado no  Transporte,  as denunciam podem ser feitas pelo numero 190; No ano passado, uma mulher de 37 anos foi abusada dentro de um ônibus do transporte coletivo em Campo Grande, na linha 081 (Terminal Nova Bahia – Bandeirantes), por um homem de 35 anos. Ele teria passado a mão em suas partes íntimas. Ao perceber a situação, o motorista levou o transporte coletivo para a delegacia de policia.

Da redação

Foto Divulgação.