OUÇA: Deputados aprovam a criação do Sistema Estadual de Cultura.

Representantes de setores culturais participaram na sessão ordinária de  na terça-feira na assembleia Legislativa e  acompanharam a aprovação  Projeto de Lei  090/2016, do Poder Executivo, que institui o Sistema Estadual de Cultura e diretrizes para a Política Estadual de Cultura.O projeto  reúne  leis que regem o setor no Estado e foi elaborada durante meses com a participação do Conselho Estadual de Cultura e do Fórum Estadual. O Projeto foi  votado por acordo de lideranças – não estava pautado para a Ordem do Dia – e chegou ao plenário para a segunda votação com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. O secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Nery, lembrou que a conquista é histórica para o setor e permitirá que a cultura seja consolidada como mais um direito social aos cidadãos.

A deputada Antonieta Trad(PM DB), destacou na sessão de terça feira a trajetória da professora e escritora Maria da  Glória Sá Rosa. O nome de  Glorinha será usado na medalha de Mérito Legislativo Cultural

Foram apresentadas 15 emendas ao texto, aprovadas no grupo de trabalho por maioria. Durante a sessão plenária. O presidente da comissão, Pedro Kemp (PT), pediu destaque da emenda aditiva de número 15, que previa garantir cadeira no colegiado da cultura a representante do Fórum da Cultura Gospel de Mato Grosso do Sul.

A emenda foi rejeitada pela maioria dos deputados, que aprovaram o PL e as demais alterações ao texto. Se a emenda fosse aprovada haveria  quebra da paridade, pois o  conselho é formado por  15 representantes do governo e 15 do setor cultural. O parlamentar  destacou que o  Sistema Estadual vai  permitir a implantação de uma política de estado para o setor, sintonizada com os interesses e as necessidades de quem atua na área. O parlamentar  fez  relação entre a   crise a Cultura,

Agora, depois de ser aprovada pelos deputados, o projeto que institui o Sistema Estadual de Cultura deve ser aprovado pelo governador Reinado Azambuja.

Da Redação

Foto, Victor Chileno/ Assessoria de Imprensa da AL.