OUÇA: MS cria Comitê para refugiados, migrantes e apátridas.

Campo Grande(MS)- Criado na semana passada o comitê estadual de refugiados Migrantes a apátridas de Mato Grosso do Sul , o CERMAS MS, a entidade nasceu durante o encontro durante o primeiro colóquio desafios e perspectivas das migrações hoje; a participação da Universidade Federal será a de debater medidas relacionadas a realidade vivida pela população. A professora Ana Paula Martins Amaral, da    faculdade de Direito da  UFMS  complementa..De acordo com dados da Policia Federal  mais de 13 mil estrangeiros vivem em Mato Grosso do Sul, mas o contingente pode ter crescido por causa de refugiados de países com situação econômica Grave como Haiti, Uganda, São Tomé e Principe e ainda da Siria e da Venezuela. O Brasil ainda representa um pais com melhora de vida na América do Sul,  e como Mato Grosso do Sul tem fronteira com dois países a população de migrantes pode ser maior. O Centro de Direitos Humanos da Sedhast,  Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, atendeu com orientações e ajuda pessoas de mais der 25 países.

A professora Ana Paula Martins Amaral, reconhece a necessidade em promover ações  relacionadas as  migrações e refugiados. E já faz um trabalho na federal com o professor  Cesar Augusto da Silva da Silva.

Além da participação das Universidades, o comitê estadual de refugiados Migrantes a apátridas de Mato Grosso do Sul, tem participação do  Governo do Estado, Assembleia Legislativa. OABMS, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza, MPE, Pastoral e centro de apoio o migrante.

Da Redação

Foto Divulgação