OUÇA: Produtores em Terenos, pretendem colher até 30 toneladas e Banana por hectare.

Campo Grande(MS) – Em tempo de dificuldade nada mais e considerado preço de Banana sem o fruto, que ganha índice como um dos mais consumidos na mesa do trabalhador. Victor de Souza Almeida, técnico de campo do programa Hortifruti Legal, realizado pelo SENAR, trabalha há mais de dois anos e meio com 30 pequenos produtores em Terenos na produção de hortaliças e agora vi promover a produção de Banana que demanda mais tempo.

Assim, o agricultor  tem renda por todo ano. Victor revela que a cultivo da banana obedece uma escala técnica diferente da que existe em residências ..Depois de plantada e dependendo do clima a bananeira começa a dar fruta em 10 meses.

Oitenta por cento da banana que abastece o Mato Grosso do Sul é importada de outros Estados. Victor de Almeida está otimista. Para o técnico do SENAR, Victor de Souza Almeida, o Estado pode deixar de ser importador e se tornar exportador de bananas. No primeiro semestre do ano, foram vendidos  em Mato Grosso do Sul, mais de 10 mil toneladas de banana, sendo que 78% do volume total são do tipo ‘Nanica’.

As informações divulgadas pela Ceasa/MS – Central de Abastecimento revelam ainda que a produção estadual contribui com 15% da demanda interna. O restante é proveniente de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Ouça a entrevista pela Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Assessoria SENAR MS.