OUÇA: União gasta R$ 1 milhão de Reais por hora com despesas da câmara e Senado.

Campo Grande(MS) –  Proposta que reduz a quantidade de deputados e Senadores está parada na comissão de constituição e Justiça do senado desde  2015. Mas recentemente ganhou  visibilidade  de 1 milhão e  500 mil Internautas que acessaram de forma espontânea a pagina do senado e pediram a redução de 513 para 383  a quantidade de deputados federais e de 81 para 54 a quantidade de senadores. 8 mil pessoas votaram contra a redução.

O autor do projeto o senador Jorge Vianna do PT do Acre ficou surpreso com a manifestação, o projeto ainda não tem relator, mas pode mudar depois da manifestação do povo. Seria uma queda de quase 25% na quantidade de deputados federais de três para dois senadores por Estado, a medida traria ainda economia aos cofres do país. Hoje são gastos com 28 milhões de Reais com o Congresso Nacional por dia, mais de um milhão de reais por hora. De acordo com o levantamento da Associação Contas Abertas. Grande parte do dinheiro serve para pagamento de salários e Benefícios. Caso a medida seja aprovada as Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores também devem reduzir contingente.

Para o Cientista Politico, Paulo Bahia a população ainda não foi consultada formalmente sobre a redução, mas acredita que dificilmente a proposta vai avançar .

O senador Randolfe Rodrigues, da Rede já demonstrou interesse em relatar a proposta e retira la da gaveta. O caminho é longo pois,  o texto altera a constituição e precisa de dois quintos do votos em dois turnos de votação na câmara e no senado com informações da Rádio CBN.