OUÇA: Benzeno Inalado por frentista pode causar Leucemia; DRT anuncia fiscalização.

Campo Grande(MS) – Kleber Pereira de Araújo e Silva, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho confirma  fiscalização  em 700 postos de combustíveis  por todo  pelos fiscais da  Delegacia Regional do Trabalho. O foco da fiscalização é a exposição dos frentistas em relação ao Benzeno, produto químico existente na gasolina altamente cancerígeno. Os frentistas deveriam usar máscaras e luvas na hora de abastecer os veículos.

O  frentista usa um pano na hora de abastecer,  o procedimento é errado. E deve ser observado pelos patrões. A atividade tem alta rotatividade. A norma trabalhista exige que todos os postos de Combustíveis devam ter um sistema de recuperação de vapores.

Uma lei estadual determina que o abastecimento deva ser interrompido no primeiro click automático no bico; O frentista deve se orientado pelos patrões. Os postos  de Campo Grande e Dourados foram notificados em 2014 e  2016 e agora serão fiscalizados.

De acordo com Kleber Pereira de Araújo e Silva, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, a fiscalização já começou e vai percorrer mais de setecentos  postos revenda de combustíveis. As multas variam de R$ 2 mil  R$ 10 mil Reais. Dependendo da Infração. Ouça a reportagem.

Da Redação

foto Divulgação.