OUÇA: Feira do Trabalhador supera expectativa e poderá ser realizada no interior.

Campo Grande(MS) – A Segunda feira do  Trabalho de Mato Grosso do Sul aconteceu no sábado dia 02 de Setembro, em mais de 10 horas de atividades no  campus da Universidade Federal. E  contou com a participação  de 67 entidades  governamentais, instituições, sindicatos, federações e empresas. Foram  oferecidos  diversos serviços gratuitos como emissão de carteira de trabalho e documentos, requerimento de seguro-desemprego e cadastramento de currículos para ofertas de emprego. . A  Organização é da Superintendência Regional do Trabalho  em parceria com a Câmara Municipal, Prefeitura de Campo Grande e governo no Estado. Na primeira edição da feira,  em  junho, 1mil e Oitocentas   pessoas foram atendidas e todas as vagas de empregos oferecidas pela Fundação Social do Trabalho Funsat, foram ocupadas.

A população  teve  acesso a exames médicos, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde , oficinas e palestras em várias áreas, orientação sobre diversos serviços, como IPTU, PIS e FGTS, atendimento veterinário e atividades de esporte, lazer e cultura. Todos os serviços  foram  gratuitos. A estimativa era reunir 8 mil pessoas,  mas a movimentação foi maior como informa superintendente regional do Trabalho no Estado, Vladimir Struck em depoimento concedido ao Giro Estadual de Noticias.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB), conheceu de perto o  projeto Piloto e pretende implantar o programa em outros estados. E prefeitos de algumas cidades,  anunciaram desejo de promover o programa  em seus municípios. Para realizar a feira,  os prefeitos devem promover parcerias com demais entidades entre elas Sistema S, Famasul, Agraer que promovem capacitação de mão de Obra.  Para Vladimir Struck, somente a força do trabalho vai tirar o Brasil da crise.

João Flores Junior

Foto Bruno Henrique / Correio do Estado.