A cada 45 minutos uma pessoa se mata no Brasil a maioria Jovem de 22 anos.

Campo Grande(MS) – Números da Organização Mundial de Saúde  da  Associação Brasileira de Psiquiatria, anunciados pela  psicóloga do Hospital Nosso Lar em Campo Grande, Neomar Herculano de Souza, alertou para verdades e mitos sobre o  suicídio. O ato de tirar a própria vida  já é a terceira  causa de morte entre os jovens com até 22 anos no Brasil, e perde para  acidentes de trânsito e da violência urbana. A psicóloga destacou que  95% dos casos podem ser evitados e que apenas 2% têm motivações ideológicas. Assim,  “A cada 45 minutos uma pessoa se suicida no país, que  é o oitavo no ranking mundial.

Neomar, de Souza que tem experiência de 15 anos em saúde mental e  faz parte da equipe multiprofissional do Nosso Lar, que dispõe de  100 leitos para internação e também atende no Hospital Dia. A Psicologa falou sobre o Suicídio na sessão ordinária da Assembleia Legislativa na  terça feira dia 19 de setembro de 17. Para Neomar todo suicida avisa.. que não está bem ..A psicóloga disse que , Não se sabe porque as pessoas  se matam. Os homens  bombas são suicidas ideológicos. E uma conversa pode evitar que mais pessoas se matem,,

Segundo Neomar Herculano de Souza, a luz amarela acende quando há mudanças bruscas de comportamento, desinteresse repentino por aquilo que antes era motivador, condutas de risco, como dirigir embriagado, e isolamento. Dia 5 de setembro passado, o advogado e professor Celso Luiz Rodrigues Catonio também esteve na Casa de Leis a convite da deputada Mara Caseiro, para falar da prevenção, como parte das ações do Setembro Amarelo. Ouça a reportagem da Rádiowebms.

 

João Flores Junior

Foto Victor Chileno / Assessoria de Imprensa da AL