OUÇA: Avaliação física antes de começar atividade física pode se tornar obrigatória

Campo Grande (MS)- Em audiência pública na Assembleia, no último dia 18 de setembro, profissionais de educação física, médicos e parlamentares discutiram a importância da avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de exercício. O encontro foi proposto pelo deputado estadual, Amarildo Cruz, do Partido dos Trabalhadores. Em projeto inicial, era prevista a obrigatoriedade de apresentação de um atestado médico antes do início dos exercícios.

SONORA

Agora, a proposta prevê que a avaliação seja feita pelo próprio profissional de educação física.

SONORA

O projeto de lei surgiu após casos de pessoas que tiveram mal súbito dentro de academias de Campo Grande. Algumas vieram a óbito.  O preparador físico, Ricardo Siufi, confirma que o profissional de educação física é mais indicado que o médico para fazer o procedimento.

SONORA

Joaquim Aparecido Moisés, educador físico, tem uma academia e repassa a recomendação da pré- avaliação aos alunos, mas ainda indica médicos para fazer o procedimento.

SONORA

Caso inicie a atividade física sem a pré- avaliação, o cidadão pode colocar a vida em risco, como explica Ricardo Siufi.

SONORA

A proposta para tornar obrigatória a avaliação médica antes de iniciar a atividade física deve voltar a tramitar na Assembleia em 30 dias. Para saber a melhor forma de começar uma atividade física basta ligar para o número (67) 9 9675-1250.