Estado deve fornecer material de limpeza, higiene e Xampu á presos no MS.

Campo Grande(MS) – A Procuradoria da República no Mato Grosso do Sul  recomenda  que a Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) forneça meteria de higiene e limpeza além de  xampu aos presos. A medida faz  parte de inquérito civil instaurado por determinação do procurador,  Luiz Eduardo de Souza Smaniotto, que recomendou que a instituição forneça colchões, lençóis e cobertores aos detentos no momento de sua chegada uma unidade penal. E que, na   na medida de necessidade posterior, que também distribua, pelo menos mensalmente, kits de higiene para todos os internos, com,  sabão, pasta de dente, xampu e sabão para a limpeza da cela, todos em quantidade suficiente para o período de um mês. Último boletim da Agepen aponta para o Mato Grosso do Sul uma população carcerária de 15.672 presos, sendo 8.398 condenados e 7.274 processados.

E ainda. Medidas  são  feitas  pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de informações levantadas pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que promoveu  visita a unidades de privação de liberdade no Mato Grosso do Sul, especialmente  ao Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” e Unidade Educacional (Unei) Dom Bosco, destinada a adolescentes infratores, as duas  em Campo Grande, e à Penitenciária Estadual de Dourados (PED).

Conforme a Procuradoria, no caso do estabelecimento de Dourados, o relatório destacou pontos de preocupação, como procedimentos disciplinares, particularmente as condições desumanas das celas de isolamento; necessidade de garantias diferenciadas para acusados índios, com intérpretes para seu idioma indígena, perícia antropológica e participação da Funai no acompanhamento processual; necessidade de agentes públicos que falem os idiomas indígenas e fiscalização da cantina, entre outras. Também  na PED, segundo portaria baixada pelo procurador,  grande intervalo entre as refeições, ausência de itens básicos para higiene pessoal e limpeza; presos que não têm local adequado para o descanso, além de revista vexatória em familiares de presos nos dias de visita.

A direção da  Agepen informou, por intermédio de sua assessoria, que dentro das possibilidades tem fornecido itens de higiene e limpeza aos internos, especialmente àqueles que não recebem visita ou com familiares residindo em outras cidades.

Da redação

Foto  Divulgação.