Pedido de Reorientação Sexual partiu da Ala Evangélica da Câmara Federal.

Campo Grande(MS) – Para a ciência, terapias que prometem mudar a orientação sexual dos pacientes, chamadas de “cura gay”,  chama se  charlatanismo. Não há como se tratar a homossexualidade  porque ela não é uma doença nem um transtorno. A medida é reconhecida há mais de 30 anos pela  Organização Mundial de Saúde.  No Brasil, desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia diz que psicólogos não podem tratar a cura da homossexualidade.

Mas,  uma  liminar do juiz federal Waldemar Claudio de Carvalho determinou que o Conselho Federal não pode impedir psicólogos de promoverem estudos ou atendimento profissional sobre a reorientação sexual. A decisão causou choque e mobilização também nas redes sociais.  Artur Galvão Serra, Psicólogo,  do  Centro de Defesa dos  Direitos Humanos e de combate a Homofobia em Mato Grosso do Sul, considera a medida equivocada.. por parte do Juíz.

A reportagem do programa Fantástico do último domingo descobriu que o pedido de um grupo de psicólogos partiu do gabinete do deputado federal e  pastor da bancada Evangélica da Câmara Federal, Sostner Cavalcante do DEM do Rio de Janeiro, onde a missionária Evangélica,  Rosângela Alves Justino, trabalha como assessora parlamentar. Ela é Psicóloga e teve o registro profissional cassado desde 2009 por prometer a cura gay. O grupo de Psicólogo quer a  derrubada da proibição da Reorientação sexual e o fim da Perseguição por parte do conselho Federal de Psicologia.

Mas, o Psiquiatra Alexandre Sadee,  do Hospital das Clinicas de São Paulo informa que o pedido não tem cabimento. E que a função do psicólogo é de acolher e explicar ..Artur Galvão Serra disse que a reorientação sexual é uma medida desastrosa. O Conselho Federal de Psicologia explica que a solicitação é um retrocesso.

 

Da redação

Foto. Divulgação.