Conta de luz vai ficar mais cara a partir desse mês de outubro

Campo Grande (MS)- A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária fica vermelha em todo o mês de outubro, o que significa uma taxa a mais  de R$ 3,50 na conta de energia elétrica   a cada 100 kWh quilowatts-hora consumidos.

No mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, e  taxa extra é R$  2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

De acordo com a Agência, o baixo  nível dos  reservatórios das usinas hidrelétricas no país  é o principal motivo do aumento.

A Aneel informou que os reservatórios alcançaram  níveis preocupantes e que a quantidade de água que chegou aos reservatórios das hidrelétricas em setembro foi a mais baixa para o mês em 86 anos, reflexo da falta de chuvas.

A Agência também reforçou o pedido para que população combata ao desperdício.

Entre as dicas de economia, a recomendação  de tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira e sempre que possível  utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo,  e juntar roupas para passar de uma só vez, são algumas opções. Agência Nacional