OUÇA: Deputada lembra que 4 de Outubro é dedicado ao Agente Penitenciário.

Campo Grande(MS) – A deputada Antonieta Amorim,(PMDB) disse na Assembleia Legislativa na sessão de quarta feira(04/10)  sobre o dia do agente Penitenciário,  que vai se chamar Policia Penal; Antonieta destacou que a categoria precisa receber atenção do Poder Público. E lembro que  2015 foi realizada audiência Pública na Assembleia Legislativa,  com os agentes Penitenciários e o governo para discutir a possibilidade de aumento de efetivo.

Os agentes Penitenciários querem reconhecimento da periculosidade.  E equiparação do salário médio com a segurança Pública. A deputada lembra que cinco  agentes penitenciários  foram envenenados na cidade de Coxim E um que sobreviveu á um ataque em Naviraí.  Antonieta espera que o Estado faça reposicionamento da categoria por tempo de serviço.

Já o Estado argumenta que grande parte dos 16 mil presos,  é de responsabilidade da União. E hoje custeados pelo Estado. E apara atender aos agentes o governo  judicializa medida  contra  União para que assuma os presos federais. O deputado Amarildo Cruz(PT) espera nova rodada de negociação entre o estado e os Agentes.

João Flores Junior

Foto Arquivo.