Comercio de C.Grande abre no feriado o de Dourados não funciona na quarta feira.

Campo Grande(MS) – Da mesma forma como ocorreu no Dia dos Finados (02), o comércio e as lojas do Shopping Avenida Center de Dourados não abrirão no feriado do dia 15 de novembro, data que celebra a Proclamação da República. O motivo é  ausência de acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Comerciários de Dourados (Secod). Conforme a Fetracom Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul), a classe patronal não fechou convenção coletiva com os empregados em nenhuma cidade de Mato Grosso do Sul. Diante disso, o comércio não pode abrir em feriados ou datas especiais.   A praça de  alimentação e o cinema estarão abertos.  O gerente cita que a classe espera que ocorra um entendimento antes das celebrações de final de ano para que os trabalhos não sejam prejudicados. Ele cita ainda que haverá uma mesa redonda entre os sindicatos e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) ainda neste mês tendo em vista soluções para a questão.

Já o comércio de  Campo Grande tem autorização para funcionar nesta quarta-feira (15), conforme acordo da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. Porém, no interior de Mato Grosso do Sul, as empresas permanecerão fechadas. A informação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, que destaca ainda que conforme o acordo vencido em 31 de outubro   foi o último feriado do ano que pode ser mantida a autorização. Já o horário especial de Natal será definido somente depois do  novo acordo 2017/18. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS (Fetracom/MS), Pedro Lima, a classe patronal não fechou convenção coletiva com os empregados em nenhuma cidade do Estado e alerta: “O Ministério do Trabalho e Emprego está com suas fiscalização de prontidão para punir com pesadas multas quem desrespeitar a legislação nesta quarta-feira”.

O sindicalista esclarece que essa medida foi tomada em resposta ao descaso dos comerciantes, que por intermédio de suas entidades (patronais) não demonstraram, até agora, nenhum interesse em sentar e discutir as propostas encaminhadas há mais de dois meses pelos sindicatos laborais e a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom-MS.Além de não negociar o trabalho nos feriados os sindicalistas endureceram também e garantem que não vão negociar a abertura do comércio em horário especial de Natal, que normalmente começa no mês de novembro.

Da redação.

Foto Divulgação.