OUÇA: Fechamento da MR preocupa Reinaldo, anuncia ex prefeito.

Campo Grande(MS) – Começou o processo de demissão de 500 funcionários da Biosev em Maracaju depois que a empresa decidiu suspender as atividades industriais na cidade. O montante representa 60% dos trabalhadores da companhia,  e  40%  continuam contratados, já que as atividades agrícolas foram mantidas. Toda a cana-de-açúcar colhida no local será encaminhada às usinas Passatempo e Rio Brilhante para ser processada. A Biosev informou que todos os trabalhadores dispensados terão preservados todos os direitos trabalhistas. A suspensão, segundo a Biosev, contribui para otimizar capacidade das usinas Passa Tempo e Rio Brilhante, capturar sinergia operacional e logística para reduzir  custo de produção e melhorar performance, trazendo ainda mais resiliência para a geração de caixa,  e manter sua competitividade.

No comércio de Maracaju, o impacto das demissões de 500 trabalhadores é considerável tendo em vista que pelo menos 80% destes demitidos moram em Maracaju, muitos pretendem abandonar a cidade em busca de oportunidade na mesma área.

O ex prefeito de Maracaju Celso Vargas(PSDB) reconhece a importância que a Usina MR tem para a economia para Maracaju. Pois é a primeira a ser instalada na cidade.

O ex prefeito  destacou ainda que muitas famílias serão prejudicadas tanto em Maracaju quanto Nioaque, já que moradores da cidade também trabalham na indústria. Varga anuncia que  falou com o governador Reinaldo Azambuja(PSDB) sobre a situação da Usina na última terça feira. E que o Executivo que já foi prefeito de Maracaju quer ajudar a resolver a situação e já teria agendado encontro com representantes da Industria.

E segundo ele, uma das alternativas para que a indústria não termine com as atividades,  seria isenção de encargos através da prefeitura. Celso Sugere ainda que representantes das Associações Comerciais de Nioaque e Maracaju participem da reunião, agendada pelo Estado. A reunião está agendada para o dia 22 deste mês. E os vereadores de Nioaque e Maracaju devem discutir a questão social grave a região.

João Flores Junior

Foto Divulgação.