OUÇA: Pequenos Agricultores de Paranaíba recebem apoio do programa Hortifruti Legal

Campo Grande(MS) – O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Paranaíba promoveu na  sexta-feira, dia 17, o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifrúti Legal, o evento foi na  Chácara São José,  no Assentamento Serra. O trabalho teve ajuda dos  Sindicatos Rurais da região  e reuniu produtores  de  Paranaíba, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Três Lagoas, Selvíria, Nova Andradina, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Água Clara. Mariana Gilber Urti coordenadora  da Unidade do Senar MS disse que o dia de campo é feito duas vezes ao ano.

No evento a realizado do  giro tecnológico em três estações: cultivo de maracujá; cultivo de melancia e adubos verdes; e cultivo de tomate, abobrinha verde e repolho, em destaque nessa etapa para a tecnologia de mulching, também conhecido como “acolchoado”, uma barreira física (lona) resistente a intempéries na superfície do solo e condições climáticas adversas.

Além disso,  o grupo de produtores deve estar organizado, fortalecer as ações em conjunto.  Mariana Gilber Urti coordenadora  da Unidade do Senar, destacou ainda a produção de Abóbora e folhagem. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifrúti Legal, existe desde  2004 e funciona há um ano na região de Paranaíba.

João Flores Junior

Foto Divulgação.