OUÇA: Reforma é aprovada em 1ª votação, sindicalistas prometem protestos na Al.

Campo Grande(MS) – O projeto de Lei sobre a Reforma da Previdência em Mato Grosso do Sul foi aprovado na sessão de  quarta feira  com 24 emendas, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Uma das mudanças se refere a emenda que reduz a contribuição patronal de 28% para 25%. No projeto inicial, o aumento patronal era de 22% para 28%, porém, após aprovação da proposta com emendas, o aumento da alíquota será de 24% em 2018 e 25% em 2019. Em contrapartida, o aumento da arrecadação de 14% do servidor será mantida e será feito progressivamente. A ideia inicial era subir de 11% para 14% já em 2018, mas com a emenda esse aumento vai ocorrer aos poucos: 12% no ano que vem, 13% em 2019 e 14% em 2020. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e o relatório da CCJ foi apreciado em primeira votação por 15 deputados à favor e 4 que foram contrários. Representantes dos sindicatos jogaram moedas, tampas de canetas, entre outros objetos nos deputados durante a apreciação da matéria. O projeto segue para segunda votação no Legislativo. O deputado Renato Câmara(PMDB)  foi um dos parlamentares  que aprovou a reforma.

Na visão do deputado Pedro Kemp (PT) as mudanças não foram positivas. “Ao invés de matar uma vez vai matar aos poucos” , declarou, se referindo ao aumento da alíquota para 14%.Kemp, e os outros deputados petistas, Amarildo Cruz, João Grandão e Cabo Almi chegaram a entrar com mandado de segurança para impedir que o projeto fosse votado às pressas na Assembleia.

A reclamação é a mesma dos representantes de sindicatos: a pressa na aprovação da reforma. Os representantes de sindicatos de servidores ameaçaram fazer acampamento  e protestos  em frente à Assembleia Legislativa. Se o governo e os deputados não  retirarem o projeto da pauta  ou  reformular a matéria,

Da redação

Foto Divulgação.