Chuva preocupa Miranda e Coxim. Níveis de rios sobem.

Campo Grande(MS) – Por causa da chuva acima da média dos  últimos dias, cidades onde existem  rios  se preocupam   com alagamentos. Em Miranda no Pantanal, o rio subiu sete metros  de lâmina de água quatro acima do normal.

Informações do  Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), revelam que em  20 dos 27 pontos monitorados, houve mais chuva no mês de outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Além de Miranda chove muito ainda em  Nhumirim, próximo a Corumbá, em outubro do ano passado foram registrados 53,2 milímetros de chuva e, neste ano, 223 milímetros.  Em Miranda, o índice pluviométrico  saiu de 68,8 para 304,4 milímetros de chuva. Conforme a coordenadora técnica do Cemtec, Franciane Rodrigues, isso se dá porque a chuva nessa época do ano entra no Estado pela região Oeste.

A Sala de Situação faz o monitoramento do volume dos leitos dos rios e aciona o serviço de Defesa Civil tanto do Estado, quanto dos municípios, para evitar danos maiores em casos de cheias.Na terça-feira (21), o leito do Miranda continuava no nível de alerta, com seis metros de volume de água. No ano passado a cheia foi severa, o rio ultrapassou 12 metros e desabrigou centenas de famílias. O rio Coxim que corta a cidade do mesmo nome, também está com o nível acima do normal em um metro e Meio, Já que o regular seria de 3 metros e está com 4,51. O trabalho de monitoramento e feito pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado através de 13 estações , sendo que 11 estão no Pantanal.

Da redação

Foto Divulgação.