OUÇA: Quase 1 milhão esperam na fila para cirurgia eletiva ha mais de 10 anos no SUS.

 

Campo Grande (MS)-Herman Alexandre Haussem, diretor de comunicação do Conselho Federal de Medicina  anunciou na segunda feira(04/12),  um levantamento foi feito por causa da situação de caos da saúde pública, das pessoas que precisam  de cirurgia eletiva, aquela sem caráter de urgência.

De acordo com a coleta de dados, Herman informa somente 18 estados e 16 capitais responderam os dados do CFM. Em 10 anos, estão acumulados 800 mil cirurgias e cem mil procedimentos A fila pode ser maior e a situação  é ruim.

A cidade e o Estado do Rio de Janeiro e Curitiba não forneceram os dados bem como Natal e o Estado de Santa Catarina e o Distrito Federal. Lista de espera começou a crescer a partir de 2010 e explodiu  em 2016. Como Reduzir a fila de espera, o Estado de Minas e em Belo Horizonte já iniciaram medidas para tentar reduzir a fila de Espera.

De acordo com Herman Alexandre   Raussem diretor de comunicação do Conselho Federal de Medicina   com o estudo a entidade  espera que o MPF faça algo para socorrer quase um milhão de pessoas que esperam por cirurgia eletiva.

João Flores Junior

Foto Divulgação.