Contribuinte já pode consultar último lote de restituição do Imposto de Renda

Campo Grande (MS)- A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (8) a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017.

Também serão pagos lotes residuais para contribuintes que caíram na malha fina entre 2008 e 2016. Ao todo, serão desembolsados cerca de R$ 3,1 bilhões.

A lista com os nomes dos contribuintes está disponível na página da Receita Federal, na internet. Já o pagamento será feito em 15 de dezembro.

Quem ainda não recebeu a restituição e está fora do lote de dezembro significa que caiu na malha fina. Neste caso, a pessoa deve consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita, na internet, para descobrir a irregularidade, erro ou omissão que impediu o ressarcimento.

A restituição do imposto de renda é feita aos contribuintes que pagaram a mais do que o previsto. Como o imposto é cobrado na folha de pagamento do assalariado, quem teve muitas deduções recebe o excedente de volta.

O dinheiro é corrigido com base nos juros da taxa Selic, a Taxa Básica de Juros definida pelo Banco Central. Agência Brasil