OUÇA: CFM aprova cirurgia metabólica para tratamento da diabetes tipo 2

Campo Grande (MS)- Resolução do Conselho Federal de Medicina permite que paciente com diabetes do tipo 2 faça o tratamento por meio de cirurgia metabólica. A medida reduz de 35 para 30 o IMC – índice de massa corpórea, necessário para que o procedimento seja autorizado. Para os médicos, a medida é importante já que nem todos os pacientes com diabetes tipo 2 são obesos e quando estão acima do peso, a obesidade é leve. O médico Ricardo Cohen, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, acredita que com o novo critério 75% dos pacientes com diabetes poderão considerar a cirurgia uma possibilidade.

SONORA

O diabetes tipo 2 é aquele que a pessoa desenvolve ao longo da vida e envolve fatores genéticos e maus hábitos alimentares. A cirurgia metabólica para tratar a doença usa a mesma técnica da bariátrica, mas o objetivo é diferente. No caso do diabetes, a finalidade é controlar o índice de glicose no sangue e a perda de peso ajuda. O cirurgião do aparelho digestivo, James Câmara Andrade, explica o procedimento.

SONORA

A resolução ainda define critérios específicos como a indicação de dois endocrinologistas.

SONORA

Em outros casos, a cirurgia bariátrica fica é recomendada para quem tem IMC entre 35 a 40 e o cálculo é feito levando em consideração o peso a altura ao quadrado do indivíduo.