PMA encontra 120 embalagens de agrotóxicos e multa ruralista em R$ 2,1 mil.

Campo Grande(MS) – O  lixo tóxico foi encontrado  durante uma fiscalização no assentamento  Tamakavi, em Itaquiraí na região sul  do Estado.  De acordo com a PMA  foram 210 embalagens de agrotóxicos  armazenadas de forma irregular em tambores plásticos, com riscos de contaminação do solo. E de acordo com  normas técnicas e a legislação ambiental, a destinação das embalagens dos produtos perigosos deve seguir padrões pré-estabelecidos.

A PMA autuou e arbitrou multa de R$ 2,1 mil ao proprietário rural, residente em Itaquiraí. No momento, ele foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos, conforme determina a legislação.

O infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão. Com informações da Assessoria de Imprensa da PMA.

Da redação

Foto Divulgação.