OUÇA: Deputado anuncia R$ 1 milhão para castração de cães e gatos no MS.

Campo Grande(MS) – No orçamento do governo para  2018 deverá ter emenda do Deputado Marcio Fernandes que prevê  milhão de reais para  programas de castração de cães e gatos. Segundo o IBGE, são 52 milhões de cachorros em domicílios brasileiros, sem contar animais de rua. Estudos indicam  ainda que um casal de cachorros pode originar em sucessivas gerações em um total de 80 milhões de filhotes em  10 anos e que grande parte vão parar nas ruas.

De acordo com o Deputado Marcio Fernandes, que é médico veterinário, a questão influi fortemente na saúde pública, já que cães e gatos abandonados podem gerar inúmeros problemas, como atropelamentos, ataques a pessoas ou outros animais e doenças como leishmaniose ou raiva, já que animais sem donos geralmente não são vacinados e podem oferecer riscos às pessoas. Os animais também estão sujeitos a maus-tratos. Outro resultado importante é a redução de custos em Saúde Pública e nas políticas de controle de zoonoses.

Marcio Fernandes  disse  á Radiowebms que trata se  de um projeto de lei que deve funcionar em parcerias com as prefeituras através das  vigilâncias sanitárias..

Conforme debate apresentado na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa pelo Deputado Marcio Fernandes em maio de 2015 sobre o tema, a castração é comprovadamente o passo mais importante para a diminuição do sofrimento dos animais. Localidades onde  implementaram programas de castração ,  tiveram  melhora nas políticas públicas de controle na reprodução de cães e gatos. Com a emenda apresentada pelo parlamentar, a meta será incluída ao Programa de Ações de Vigilância em Saúde, do Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul. Márcio Fernandes não soube quantificar quantos animais vivem nas ruas em Mato Grosso do Sul. Os deputados prometem aprovar o orçamento do governo no máximo até do dia  20 deste mês na sessão de quarta feira.

Da redação

Foto ; Wagner Guimarães/ Assessoria de Imprensa da AL.