OUÇA: Estátua de Manoel de Barros pode ser visitada na Afonso Pena com Rui Barbosa.

Campo Grande(MS) – Se ainda estivesse vivo o cuiabano Manoel de Barros estaria realizando 101 anos de nascimento. Para destacar a contribuição que o poeta deixa para a cultura do Mato Grosso do ?sul e do Mundo, o   governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad e o artista plástico, Ique Woitschach, inauguram nas sombras das figueiras da avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa a estátua que homenageia um dos ícones da nossa cultura.

À sombra das também centenárias figueiras, o relógio no pulso do poeta marcará sempre o amanhecer e o anoitecer. E de seu sofá – no “nosso quintal”- compartilhará um dedo de prosa em um cenário belo e histórico com turistas e moradores encantados pela obra que ultrapassou as fronteiras pantaneiras. Uma peça que marca os 40 anos do Estado e a nossa identidade cultural.

Meçando  1,38 metro de altura (incluindo o pedestal de fixação da base de concreto) por 1,60 metro de largura, a escultura em tamanho real apresenta algumas características marcantes, rica em detalhes, desde o sorriso cativante do poeta aos seus trajes simples, as pernas cruzadas, o tênis surrado, ao lado de caramujos e do ninho de pomba, com os quais dialogava e se inspirava entre imagens, lembranças e metáforas. Reinaldo lembra que a instalação da Estatua foi parar na Justiça

Depois da inauguração e instalação da estátua do Poeta a visitação Pública é livre e pode ser feita por toda a comunidade.

Da Redação

foto Edemir Rodrigues/ Subsecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here