OUÇA: Estado espera dinheiro da CEf para novas pontes e estradas no MS.

Campo Grande(MS) – O  Estado  quer  R$ 254 milhões  da Caixa Econômica Federal,  para construção de pontes de concreto e pavimentação de sete  rodovias. Somente para pontes, serão R$ 30 milhões, e o restante para as estradas.   Mesmo estando impedido de contrair empréstimos que precisem de aval da União,  devido nota C aplicada pelo Tesouro Nacional -, o Estado afirma que o acordo com a Caixa não possui qualquer impedimento.  A nota C é impeditivo para empréstimos que dependem do aval da União. O  empréstimo com a Caixa é sem aval da União. É com garantia do Fundo de Participação dos Estados, até porque o MS tem  bom rating de pagador com a Caixa.

O Tesouro Nacional precisa dar  o acordo, não é o aval,   como já tem feito com  a vários Estados, garantiu o governador Reinaldo Azambuja. Segundo o governador, as pontes previstas para serem construídas já têm projeto executivo prontos ou em andamento.

Sobre as rodovias, as sete que receberão pavimento são entre Aquidauana e o Ditrito de Taunay; Iguatemi a Japorã; Costa Rica a Figueirão; Cabeceira do Apa a Antônio João; Guia Lopes da Laguna a Copo Sujo (Costa Rica) e Laguna Carapã a Amambai.

O Estado também quer firmar empréstimo no programa Avançar Cidades,   para aumentar 32 cidades ao nível de 80% de coleta e tratamento, e rede de esgoto, principalmente  nas localidades que contam com o  item  etapa útil.  O programa, segundo o governador, “é direto com o Caixa para a empresa de saneamento”.

Da redação

Foto Divulgação.