Operação da PF contra contrabando e lavagem de dinheiro cumpre 4 mandados na Capital

Campo Grande (MS)- A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, desencadeou na quinta-feira (21) a Operação Harpócrates, que objetiva combater a introdução ilegal no Brasil de grande quantidade de mercadorias e comercializá-las sem o recolhimento dos tributos devidos.

A Operação Harpócrates é o resultado de duas investigações da PF que buscam desvendar esquemas ilegais de ingresso no país de mercadorias descaminhadas e possível prática do crime de lavagem de dinheiro.

A primeira investigação envolve a comercialização, em uma loja sediada em Hotel da capital, de equipamentos eletrônicos estrangeiros, como smartphones, computadores pessoais, notebooks, suprimentos de informática, som, drones etc.
A segunda investigação apura a comercialização de grande quantidade de roupas, de marcas internacionais, adquiridas em outros países da América do Sul.
As medidas de busca e apreensão foram deferidas pelo Juízo da 5.ª Vara Federal de Campo Grande, com manifestação do Ministério Público Federal. Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em diversas localidades de Campo Grande.

Participaram da Operação 18 policiais federais e 4 servidores da Receita Federal.
O nome da operação faz referência à mitologia grega, na qual Harpócrates representa o Deus do silêncio e do segredo, contrastando com a ostentação apresentada por alguns investigados.