OUÇA: Governo anuncia fracionamento de vacina contra febre amarela

Campo Grande (MS)- Para conter o avanço da febre amarela em áreas onde não era comum a circulação do vírus, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão aplicar doses fracionadas contra a febre amarela a partir de fevereiro. Com o fracionamento, uma ampola, com 5 doses, vai servir para imunizar até 25 pessoas.

A medida, segundo o ministro da saúde Ricardo Barros, vai aumentar a imunização, em curto espaço de tempo.

Sonora

A dose fracionada é indicada para pacientes a partir de 2 anos de idade. Já a dose padrão continua sendo aplicada em crianças entre 9 meses e 2 anos, gestantes e viajantes. Mesmo com a dose menor, o ministro garante que a eficácia será a mesma.

Sonora

Em São Paulo, a campanha vai de 3 a 24 de fevereiro. No Rio de Janeiro e na Bahia, a mobilização vai de 19 de fevereiro a 9 de março. A meta do ministério da saúde é imunizar quase 20 milhões de pessoas nos 3 estados. Nas demais áreas, a rotina de vacinação continua normal. A campanha terá um investimento de 54 milhões de reais.

De julho do ano passado até agora, o Brasil confirmou 11 casos de Febre Amarela. 8 apenas em São Paulo. 4 pessoas morreram em decorrência da doença

É a primeira vez que a vacina fracionada é adotada no Brasil. A medida foi aplicada, em 2016, na República Democrática do Congo, onde quase 8 milhões de pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela, num espaço de 15 dias.