Hemorrede precisa com urgência de sangue 0-

Campo Grande(MS) – Com estoque quase zerado de sangue do tipo O – (negativo), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) precisa de doação desta tipagem sanguínea com urgência. De acordo com a assessoria do órgão,  não há bolsas suficientes. Situação é considerada gravíssima e doadores estão sendo convocados com urgência. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado do pai ou mãe ou responsável legal) e pesar no mínimo 55 quilos. É preciso levar um documento oficial com foto. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

É necessário estar bem alimentado no dia da doação, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Na Capital as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h ao 12h no Hemosul, na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Também é possível realizar a doação na Santa Casa, que funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Da redação;