Corpo de ex- governador Wilson será sepultado nesta quarta-feira

Campo Grande (MS)- Aos 100 anos, sendo 60 deles dedicados à vida pública, Wilson Barbosa Martins faleceu nesta terça-feira (13/2). A saúde vinha debilitada e o corpo já frágil não aguentou as complicações cardíacas e pulmonares. Dr. Wilson, estava na própria casa, em Campo Grande.

Dr. Wilson nasceu no dia 21 de junho de 1917 na Fazenda São Pedro, região de Vacaria, que pertenceu a Campo Grande e que atualmente faz parte do município de Rio Brilhante. Formou-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Em 1946, foi secretário-geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Corrêa da Costa.

Em 1958, foi eleito prefeito da Capital, substituindo Marcílio de Oliveira Lima. Filiado ao partido da União Democrática Nacional (UDN), foi eleito deputado federal por Mato Grosso do Sul em 1963. Foi reeleito em 1966 e cassado pelo Ato Institucional número cinco (AI-5) em 1969, tendo os direitos políticos suspensos por dez anos.

Foi um dos principais defensores do Movimento Divisionista, que culminou com a criação de Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro de 1977. Dois anos depois, em 1979, foi eleito o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), mesmo ano em que recuperou os direitos políticos.

Ajudou a fundar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, em 1982, foi o primeiro governador eleito pelo voto direto, juntamente com Ramez Tebet, então vice-governador, em um pleito histórico realizado no dia 15 de novembro de 1982. A eleição representou o restabelecimento do voto direto para a escolha dos governos estaduais, que havia sido suspenso pelo regime militar no ano de 1966.

Dr. Wilson concluiu a pavimentação da BR-262, ligando Três Lagoas a Corumbá, e estruturou as carreiras públicas. Estimulou a sindicalização entre as categorias, inclusive do setor privado. No segundo Governo, de 1995 a 1998, construiu a ponte sobre o Rio Paraguai, entre outras realizações.

Antes de concluir o mandato de governador, conquistou uma cadeira no Senado Federal e integrou a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988, ainda vigente no país. Defendeu veementemente o fortalecimento e a autonomia dos estados e municípios.

Em 2010, publicou o livro Memória – Janela da História, que chamou de “prestação de contas ao povo sul-mato-grossense”. Além de narrar a trajetória pessoal, narrou episódios importantes da história de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Wilson Barbosa Martins casou-se com Nelly Martins, com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina. Nelly faleceu em 2003 e a filha, Celina, ex-deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas (TCE-MS), faleceu em 2011. Wilson teve oito netos, um deles já falecido, José Eduardo Martins Jallad (Zedu, filho de Celina), e nove bisnetos.

Homenagem

Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa no dia 27 de junho de 2017,  marcou o centenário de vida do Dr. Wilson. A solenidade, realizada em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) e a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, contou com a presença de familiares e amigos, que relembraram a história do ex-chefe de Governo. Acamado desde 2013, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Dr. Wilson foi representado pela filha Thais Martins durante a solenidade, proposta pelo deputado Eduardo Rocha (PMDB).

Serviço 

O sepultamento será no Cemitério Parque das Primaveras, às 10h desta quarta-feira.