OUÇA: Professor relembra trajetória e legado político de Wilson Barbosa Martins.

Campo Grande (MS)- Autoridades públicas, amigos e familiares deram adeus ao ex-governador Wilson Barbosa Martins. Sepultado na quarta-feira, Doutor Wilson marcou a historia política dos estados de Mato Grosso uno e de Mato Grosso do Sul. O professor e sociólogo, Paulo Cabral, lembra que Wilson veio de uma família de políticos onde figuram Vespasiano Martins, Plínio Martins e Marcelo Barbosa Martins.

SONORA

Wilson Barbosa Martins foi prefeito de Campo Grande, deputado federal por duas vezes, integrou o movimento separatista do então estado do Mato Grosso. Foi também o primeiro presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul. Em 1982 saiu como candidato ao governo do Estado.

SONORA

Ainda no primeiro mandato, renuncia para concorrer ao Senado e integra o Congresso na época da Constituinte. Logo depois, concorre novamente ao governo e consegue se eleger, sucedendo a Pedro Pedrossian.

SONORA

Nesta época, não havia reeleição. O segundo mandato de Wilson Barbosa Martins foi apático, reconhece o professor. Neste período, surgem novas lideranças políticas no Estado.

SONORA

A trajetória política de Wilson Barbosa Martins pode ser encontrada no livro do Dr. Wilson “Memória- Janela da História”. Ele também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e da Academia Sul Mato Grossense de Letras. Dr. Wilson morreu aos cem anos de complicações cardíacas.

Foto: Roberto Higa/ Arquivo